sábado, 27 de abril de 2013

REDES SENSUAIS - RESENHA



LIVRO - REDES SENSUAIS - RESENHA-Cleide Regina Scarmelotto

Redes Sensuais  retrata  um  comportamento bastante  capitalista de pessoas que tem poder aquisitivo de estar em redes sociais e acesso à tecnologia. Estamos falando de pessoas de classe média alta e de classe alta, que de maneira imediatista e sem grandes trabalhos acabam inconscientemente tratando à sexualidade tal qual trata mercadoria adquirida facilmente ao bel prazer de quem pode comprar. Virtualmente conectando pessoas, que sem perceber, coisificam outras pessoas, elas possuem a liberdade de identidades ocultas.

Marcos, ( um dos personagens principais). Vive  uma fuga de problemas com o pai, e se auto engana o tempo todo, camufla seus conflitos de infância e inseguranças em relação às figuras parentais, aponta várias  inseguranças sexuais sem nunca trabalhar a afetividade, num eterno comportamento de autoafirmação para provar a si mesmo uma macheza extrema, no qual suas conquistas virtuais giram em torno de objetivos muito  parecidos com seu objetivos comerciais. Marcos é muito competitivo em tudo, e esta competição teve início na infância quando por acidente viu o pênis do pai, muito maior que o dele, e na fase do complexo de Édipo, passou automaticamente a competir com o seu primeiro concorrente.

No desenrolar da trama  muitas vezes acredita que o que forja, o que mente, o que se convence e o quanto  é real e o que é virtual pode ser a realidade de realizar a proeza de fazer sexo sem falhas... Ele sente a necessidade de compreensão e de afetuosas concessões mútuas, não sabe disto,  pois sexo pra ele é uma fuga,  permanece insatisfeito,  com  a sensação de estar preso no mundo virtual, para poder se realizar, o que provoca impaciência, fragilidade e desejo de fugir cada vez mais para o lugar onde ele possa ser o garanhão perfeito que tanto seu pai deve ter cobrado a vida toda. Marcos é um personagem detestável a toda mulher que tiver o mínimo de afetividade, pois trata a todas as mulheres como  objeto.

 Marcos é casado com Vanessa, uma mulher   lindíssima, amorosa e com que teve duas filhas. Mesmo assim, ele usa as redes sociais para marcar encontros sexuais com estranhas, a fim de se auto afirmar o tempo inteiro como macho e capaz. 

Este trabalho aponta também uma nova realidade de evolução dos relacionamentos entre as pessoas da sociedade capitalista de consumo. Gerando  novas oportunidades de negócios para aqueles que dominam a tecnologia e criando as Redes Sensuais para dela fazer uma válvula de escape da imperfeição humana. Vanessa – Esposa de Marcos; tem um negócio próprio e leva uma vida normal. A esposa perfeita que não deseja perder, Marcos faz um identidade oculta, leva uma vida dupla, pois jamais Vanessa entenderia suas necessidades de ter outras mulheres. Marcos foi o primeiro homem com quem teve relações , ela não exprime suas fantasias, nem menciona  o que  gostaria de realizar sexualmente.

O que é fetiche oriundo da sociedade capitalista de consumo vai emanando personagens em busca da perfeição, frustrados sexualmente. No fundo profundamente carentes de afetos e infelizes.


- Axel é um  estrangeiro  que antes de vir ao Brasil, viveu vida morna,  sem graça, e quando  é  transferido para a filial do Brasil, forma um  marco em sua vida, que se divide em antes do Brasil e depois do Brasil, onde multidões de mulheres jovens e lindas, também se tratam como mercadoria e apesar de  ser sem atrativos e sem graça, com dinheiro... (Dinheiro na mão bunda no chão)  Inicialmente ele tem um relacionamento com Patrícia, um objeto de desejo do qual não satisfaz completamente, visto que tem inúmeras brasileiras querendo ser “o lanchinho da vez”. Este comportamento de desejo de variedades, vai se tornar a porta para a sua própria destruição. Esta trama dispara um elemento surpresa no final, exibindo  cenas de conteúdo adulto , o livro abre a mente masculina para todos aqueles que não perceberam os efeitos do machismo na sociedade capitalista que  endeusa e coisifica pessoas. Sem comparativos, há outros livros no mercado que mostram sonhos e fantasias impossíveis, onde pessoas assim vivem grandes amores, no “Redes Sensuais”, o desfecho mostra a realidade dos fatos.

Daniel João Cotto,  conhecido como Dadá um gênio proprietário de um negócio on-line. Viveu uma grande tragédia, um grande trauma, e transfere este trauma para atos anti-éticos, frio e indiferente, alimenta uma rede de chantagem internacional.


Ingrid  personagem de fibra, força e coragem. Sofreu durante a infância uma situação extremamente dolorosa, mas conseguiu superar bravamente. Tornou-se  objetiva e racional, para se proteger  de novos sofrimentos.
Todos esses e outros mais  personagens se encontram na trama.
O livro mostra uma rota internacional, de idas e vindas dos personagens, e estes mantem tão perto os contatos da rede da internet, como se fosse rela e não virtual... 

Não são românticos, agradando mais ao público masculino que se identifica com os personagens, o livro foca a crua realidade de pessoas usando a internet para usar outras pessoas como objetos sexuais. As cenas  descrevem o perfil dos personagens, são cenas de sexo (às vezes até ridículas) Chega a dar pena do mundo destes personagens vazios e fúteis. E traz o questionamento de que todos vivem com estranhos sem saber quem dorme ao lado, pois na internet, são tudo aquilo que não tem coragem de ser no cotidiano..

Quem deseja um livro de sexo com pessoas materialistas e sem preocupação com romantismo, definitivamente “Redes Sensuais”  vai satisfazer a necessidade e porque não dizer? Dar ótimas dicas de como conseguir sexo pela internet. Sem sentimentos, sem paixão ou compromissos, sem ser ele mesmo.Só sexo, sexo e mais sexo, sem nada de alma ou espiritualidade nisto tudo

Um comentário:

Ingrid disse...

vamos ler!..
beijos.